sábado, 1 de maio de 2010

CHEGAMOS!

Finalmente, depois de muitas trocas de idéias sobre a linha editorial desta revista, ou melhor, deste blog, estamos lançando este canal de contato entre o público e um importante compositor brasileiro: EDUARDO GUDIN.

Desnecessário divagarmos sobre o alcance da comunicação via internet pelo planeta. O poder dessa ferramenta é fato e, o tempo dirá, talvez um dia dataremos nossa civilização em “AI/DI” (antes e depois da internet). Atentos a isto, sentimos vontade de participar mais efetivamente deste contexto e compartilhar impressões com todos os interessados em música e cultura mundo a fora.

Com a proposta de reunirmos as mais diversas informações sobre o trabalho de Gudin, procuramos elaborar um blog abrangente, com várias “colunas” temáticas sobre o artista: Gudin em Prosa, Gudinenado, Baú do Gudin, Na mesa do Alemão, Discos, Vídeos, Rádio Gudin, Dicas do Gudin, Notícias Dum Brasil e, em breve, TV Gudin.

Optamos por seguir a ordem cronológica dos temas, reconstruindo a trajetória artística de Gudin desde sua primeira composição até os dias atuais. Assim como em uma revista impressa, nossas publicações virtuais obedecerão a uma freqüência fixa de atualizações, que, neste caso, será quinzenal. No entanto, muitos assuntos poderão merecer uma atenção imediata e, portanto, lançaremos algumas “edições extras” de postagens.

Diferente da maioria dos outros blogs, em que os textos são exclusivamente de autoria do próprio “dono”, neste aqui a participação de Eduardo Gudin será compartilhada. No dia-a-dia, uma equipe afinada estará à frente das postagens e relacionamento com os leitores. Mas, é bom que todos saibam, Gudin gosta de acompanhar, discutir e intervir em todas as nossas ações.

Explica-se: Eduardo Gudin é um profissional extremamente ativo e compromissado com seu trabalho. Além de novas composições, Gudin se dedica intensamente a seus estudos de violão, análises teóricas, leituras, audições etc. etc. Assim, a seu convite, Marcelo Mendez, Joana Gudin e Lívia Mannini formamos uma equipe para apoiá-lo nessa tarefa virtual, dinamizando a proposta do blog.

E, claro, estaremos sempre abertos à colaboração de vocês. Leiam, opinem, questionem, critiquem, divulguem, participem... queremos que nossos leitores e colegas sejam muito bem-vindos!


Um forte abraço a todos!

Equipe do Blog



CONFIRAM NESTA EDIÇÃO
ATUALIZAÇÃO nº 01 - (03/05/2010):


*ÍNDICE:


*GUDIN EM PROSA:
Gudin relembra o momento em que lhe aconteceu sua primeira composição.

*GUDINEANDO: Em tom bem humorado, Eduardo Gudin escreve sobre a proposta do blog.

*BAÚ DO GUDIN: Vídeo traz imagens raras da cantora Márcia defendendo “Gostei de Ver”, em 1969, no Festival da TV Record.

*NA MESA DO ALEMÃO: Artigo de Luís Nassif estréia a boemia virtual do blog.

*DISCOS: Discografia de Eduardo Gudin da década de 70, disponível para audição.

*VÍDEOS: Eduardo Gudin e Leila Pinheiro no programa Ensaio, Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil no palco e improviso de Gudin para “Deixa” de Baden Powell/ Vinícius de Moraes.

*RÁDIO GUDIN: Seleção musical traz repertório do show “Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil – 3 Tempos”.

*DICAS DO GUDIN: Gudin comenta e indica o primeiro LP de Tom Jobim.

*NOTÍCIAS DUM BRASIL: O grupo comemora seus 15 anos de vida em show especial.



23 comentários:

Pierina disse...

Nossa que legal! Ótima iniciativa do Gudin, o blog ta muito bacana. Textos, a parte de discos, tudo muito bem feito. Adorei o vídeo da Marcia!

Parabéns!

Equipe do Blog disse...

Obrigada, Pierina. Seja bem-vindo!
E, se puder, ajude-nos a divulgar o blog. Apareça sempre, ok?
Abraço!
Equipe do Blog

Iolanda Huzak disse...

Olá!

Parabenizo o a todos pelo Blog do Gudin, neste mundo cada vez mais tecnológico um blog que divulgue a obra do Gudin é fundamental.
Fique á vontade para incluir as imagens que fiz dele, me diga apenas quais são (o número delas), basta apenas colocar o crédito em cada imagem.
Parabéns,
Iolanda Huzak

http://www.iolandahuzak.com/capa

Fernanda disse...

Que legal! Escutei ontém num bar da vila madalena as pessoas comentndo sobre um tal blog do gudin quando cheguei em casa corri dar uma googada e ja encontrei. Como é bem feito, bem montando, quem programou e pensou nisso pensou muito bem. Ta bonito e elegante como é a obra do Gudin. Vi no twitter a chamada para a coluna "DICAS". Aliás muito eficiente o trabalho de vcs no twiter. Nos mantém informados constantemente. Olha, Parabens e estarei sempre por aqui!

Equipe do Blog disse...

Iolanda, obrigada e parabéns a você, também, pelo belíssimo trabalho que realiza.
Grande abraço!

Outro abraço pra Fernanda! Ficamos felizes em saber que o blog já está sendo comentado na Vila Madalena! Seja sempre bem-vinda!

cacau disse...

Muito bacana, Lívia. Não me esqueço do Paulo Vanzolini citando, de cara, o Gudin quando lhe perguntei sobre seus parceiros. Ele merece essa equipe afinada e criativa gudineando.
beijao, Cacau

Daniel - Belo Horizonte disse...

Muito legal mesmo a iniciativa de colocar o Gudin na blogosfera. E a equipe é muito boa mesmo. Fazem um ótimo trabalho no twitter conseguem informar de maneira discreta sem ser chato e são dinâmicos alí! Parabéns a todos, muita coisa boa, ótima montagem e uso do blogger, layuot elegante, estarei sempre aqui

abraços

ラオスピン disse...

おめでとうあなたのブログに!残念私はポルトガル語を話すことでしたが、私は北京に住んでいるので、すべてここに秘密の翻訳では、政府によってブロックされているすべてをお読みください。主は、中国のアイドルここにあります。私はどのように私は聞いて、私は心限界ロロニックスをダウンロード、古いアルバムを購入するのかなぁ。おかげで、私はあなたのファンです!

Unknown disse...

Olá!

O site está realmente muito joia! E a opção de tocar as músicas tb ficou bastante legal e combina com o site! Parabéns! Os sambas do Gudin são ótimos!!!

Beijos!

Érika, de BH

Sandro disse...

Nossa que surpresa maravilhosa saber desse blog. Sou fã do Gudin ah anos! Descobri via twitter onde vcs trabalham bem, porque informam mesmo. Também fiquei supreso com as opções do blog. Como vcs fizeram tudo isso numa ferramenta tão limitada como o blogger??? Quem é o mágico de vcs? da pra falar? rss

E que coisa linda aquele video da marcia! Tudo, conteudo, modelo, tudo lindo. Parabéns para vocês!

Carla Argento disse...

Ahhhhh meu, no respeito, cara; Eu tenho 19 anos e não conhecia seu trabalho. Aí meu pai me pilhou pra ver vc num show em janeiro e meu... Muito loko seu trampo! Suas letras são lindas e ao mesmo tempo mordazes, baixei tudo que podia e num paro mais de te ouvir! Larguei minha amada P.J Harvey, o Bad Brains e o Tool e agora só quero saber de samba... Culpa tua cara! kkk... Po tinha vindo na fase de teste e to vindo agora, faz 2 horas e meia que to aqui lendo e conhecendo mais do seu trampo, puta blog da hora! Altas parada, tipo os players, divisão das páginas, designer style. Parabéns mesmo, cara! Irado Seu blog!!!!!!!!!!!!

Gudin disse...

Olá pessoal!
Queria agradecê-los pela visita ao blog e dizer que fico muito contente que estejam curtindo essa novidade. Eu também estou! É muito importante para um artista sentir esse carinho e respeito do público por seu trabalho. Ainda bem que agora temos essa ferramenta para encurtar as distâncias. No "tempo do lambe-lambe" essa troca era mais limitada...
Para a querida Carla, minhas boas-vindas à música brasileira! Foi uma alegria enorme receber sua mensagem, "podes crer" (rs)!
Grande abraço a vocês todos que escreveram e até breve!

Eduardo Gudin

Sandro disse...

Poxa mestre, que atitude bacana de sua parte, vir aqui pessoalmente responder a nós leitores. Nada contra sua equipe obviamente, que aliás é ótima. Mas para fãs seus que estão distantes como no meu caso, (moro em Mossoró, Rio Grande Do Norte) chega ser emocionante ler suas linhas aqui.

Muito Obrigado!

Renato disse...

oi senhor Gudin meu nome é renato,tenho 14 anos, moro aqui no rio de janeiro e estudo violão desde 7 anos. Conheci o trabalho do senhor porque meu pai trabalhou muito tempo na cbs e me mostrou um disco do senhor com a capa de um bar e também porque ele é muito seu fã e disse que só casou com a minha mãe por causa de uma musica sua Luzes da Mesma Luz. Então que dizer que so to aqui por causa do senhor né? Gosto muito do seu trabalho e queria saber se o senhor deixa eu fazer umas pergunta aqui pra me ajudar nas aulas. to tentando aprender tocar um samba seu que chama longe de casa. Queria agadecer seu blog foi legal ouvir seus disco antigo eu só tinha baixado coração marginal mas gostei do disco da figa dimais. Brigado também pelo twiter que aí descobri o blog e ja liguei pro meu pai ele ta vendo la no trabalho dele. Senhor Gudin vo deixar meu email:

renatoleiffert@yahoo.com.br caso o senhor quera escrever

brigado sou seu fã

Equipe do Blog disse...

Olá, Renato.
Seja bem-vindo ao blog. Muito curiosa sua história! O Gudin pede para lhe mandar um abraço e avisá-lo de que em breve ele lhe mandará a cifra de Longe de Casa por e-mail.
Abraços aos seus pais, também.
Até mais!

Edison Waetge Jr disse...

Que ótimo esse blog! Sou admirador do trabalho do Gudin desde as gravações com a Márcia e o Paulo Cesar Pinheiro. Valeu!

Ariane Alves disse...

Olá!
Essas três pessoas Marcelo Mendez,
Joana Gudin e Livia Maninni entraram no meu blog e trouxeram uma notícia marav1ilhosa: agora o Gudin tem um blog!
Com todo prazer o seguirei.
Sou muito fã do seu trabalho, na minha opinião um dos melhores compositores do Brasil.
Vou divulgar para outras pessoas. Também participo de outro blog, o Poenocine. Vou colocar como sugestão por lá e ampliar e ajudar a ampliar o circulo de apreciadores do seu trabalho.

As musicas do Gudin fazem parte da minha trajetória de vida, de muitas noite de cantoria, de momentos que sempre ficarão marcados na minha memória.

Abraços,
Ariane.

Thiago disse...

Tive um a grata surpresa ao saber da existência do blog do Mestre Gudin pelo "Couro de Cabrito".
Que alegria!
Abração para vocês!
Thiago

Ricardo Kisewits disse...

Po que bacana! Um amigo meu me falou desse blog do Gudin na fila do show do Martin wood & Medesk e como sou fãzaço do gudin anotei o endereço na mão mesmo rs Agora que visitei aqui, que ja estou ha mais de 1 hora nele virei fã do programador do blog também! Como é que ele abriu aquele box de mensagem no blogspot? Porque os vídeos de vcs não estouram e os dicos ficam retinhos em 'páginas"? Da pra "alugar" o passe do cara pra ele dar um jeito no site da minha locadora, prometo que devolvo depois rsrrsrsrsssss... Parabéns pelo Blog desse grande artista que é o Eduardo Gudin e por ele ter um programador desse naipe! rs

virei sempre, Abraço

Anônimo disse...

Gudin, sou sua fã e conheço muito a sua música, mas não tinha como conhecer suas histórias. Acho que aqui no blog vou conseguir tampar essa lacuna.
Quando consigo ouvir as músicas postadas no blog, meu dia na empresa vale mais a pena... rs
Deliciosa viagem.
Beijos a todos.
Lan

Equipe do Blog disse...

Olá a todos!
É sempre um prazer muito grande receber os comentários de vocês. Embora nem sempre a gente os responda de imediato, todos eles são lidos e repassados ao Gudin.
Para nós da equipe é uma satisfação enorme realizar esse trabalho e perceber que ele está agradando. A 2ª "edição" saiu meio atrasadinha, por conta da ampla "garimpagem" que fizemos para selecionar os materiais, mas está caprichada. Esperamos que curtam...
Gudin manda abraços!
Outros nossos, ok?
Até breve!

Monica - belo horizonte disse...

oiee.. queria agradecer ao simpático moço que nos "achou" num sei como aqui em Bh para mandar email falando desse moço, grande músico que to tendo a honra de vir prestigiar aqui. Muito eficiente esse sistema de comunicação de vcs. Viva o Gudin, o blog e essa equipe!

Eduardo disse...

Muito inteligente, discreta e eficaz a maneira como essa equipe chegou até nós aqui am BH. Nem preciso dizer da tradição que tem aqui em nossa terra dentro da musica brasileira e que ótimo que fomos informados sobre a criação desse blog, desse músico maravilhoso, compositor de mão cheia que é Eduardo Gudin. Estou aqui, ha quase 45 minutos no blog e to amamndo. A programação, navegação também foi muito bem planejada, fica fácil passear por essas páginas todas e os links são sempre atualizados e que incrível; Os players não dão pau!! É um milagre isso! rsss... Mas seja bem vindo aqui pors nosso lado mestre e parabéns pelo seu blog!

Eduardo Gonçalves
Belo Horizonte