*NOTÍCIAS DUM BRASIL



Eduardo Gudin & Notícias dum Brasil

No ano de 2010, Eduardo Gudin, cantor e compositor paulistano, comemora os 15 anos do surgimento de seu grupo, o Notícias Dum Brasil, por onde já passaram artistas de grande expressão.

Com mais de 40 anos de carreira, Eduardo Gudin, artista experiente e perspicaz, reserva uma sensibilidade ímpar para a "garimpagem" de talentos. A elaboração de seu grupo, em 1995, é uma prova disto.

..

Um jeito de fazer samba

Moisés da Rocha, veterano radialista, colega querido e profundo conhecedor da música brasileira, em especial o samba, dedicou a edição de 26/12/2006 do MPB Especiais, na Rádio USP FM, ao CD Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil – Um jeito de fazer samba, trabalho de Gudin ao lado da terceira formação de seu grupo.
Confiram aqui esse belo programa:




_______________________________________________
..





Notícias Dum Brasil: um grupo revelador


Para integrar a primeira formação do grupo, Eduardo Gudin convidou os cantores Mônica Salmaso e Renato Braz, então em início de carreira, além de Luís Bastos e Márcia Lopes. O trabalho resultou em um CD: Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil, que guarda gravações preciosas, como “Rosa dos Tempos” (Eduardo Gudin), com solo de Mônica, e “Luzes da Mesma Luz” (Eduardo Gudin e Sérgio Natureza), com solo de Renato Braz.



Com a saída dos primeiros integrantes, que optaram por seguir carreira solo, em 1998, Gudin, com a mesma perspicácia, convidou a participarem da segunda formação do grupo a cantora Fabiana Cozza, hoje uma voz de prestígio no meio do samba, além de Luciana Alves, Maria Martha, Edson Montenegro e Marilise Rossatto, trabalho que culminou na gravação do CD Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil – Pra Tirar o Chapéu. No repertório, obras como “Samba Canção” (Eduardo Gudin e Roberto Riberti), com solo de Fabiana, e “Ainda Mais” (Eduardo Gudin e Paulinho da Viola), com solo de Luciana Alves.



Em 2006, o grupo novamente foi modificado e Eduardo Gudin abriu espaço para as cantoras Ilana Volcov e Selma Boragian, e para os percussionistas Osvaldo Reis e Raphael Moreira, além de Jorginho Cebion, percussionista veterano, que já havia acompanhado as formações anteriores. O resultado desta nova formação foi registrado em um CD delicado, intitulado Um jeito de fazer samba, onde Gudin enfatiza seu talento como violonista e letrista.


                                

Apontando para uma nova direção, além de Ilana Volcov no vocal e dos três percussionistas, a terceira formação do grupo Notícias Dum Brasil passou a contar com o cantor e violonista Maurício Sant’Anna e Karina Ninni, intérpretes de grande talento, além de um quarto percussionista virtuoso: Ewerton Almeida.



Hoje, Karine Telles empresta sua voz especial ao grupo, fazendo companhia a Maurício e Karina. Ao lado dos talentosos percussionistas, compõem a quarta e atual formação do Notícias.




COMEMORAÇÕES:


Comemorando os 15 anos do surgimento do grupo, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2010, no teatro do SESC Pompéia, realizamos o show Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil – 3 Tempos.
No palco, Eduardo Gudin, ao violão, foi acompanhado pelo grupo Notícias Dum Brasil em sua terceira formação (os cantores Ilana Volcov, Karina Ninni, Maurício Sant’anna e os percussionistas Raphael Moreira, Osvaldo Reis, Ewerton de Almeida e Jorginho Cebion).
Outros dois músicos foram convidados para o acompanhamento: Teco Cardoso (flauta/saxofone) e Milton Mori (cavaquinho/bandolim).
O show contou com a participação de todos os vocalistas integrantes das formações anteriores do Notícias Dum Brasil: Mônica Salmaso, Renato Braz, Luís Bastos, Márcia Lopes – 1ª formação; Fabiana Cozza, Maria Martha, Edson Montenegro, Marilise Rossato e Luciana Alves – 2ª formação.




       
O repertório reuniu músicas dos três CDs que Eduardo Gudin gravou ao lado de seu grupo: Eduardo Gudin e Notícias Dum Brasil; Pra tirar o chapéu e Um jeito de fazer samba. Estiveram presentes ainda obras como “Samba de Verdade”, “Luzes da mesma luz”, “Obrigado”, “Ainda Mais” e clássicos da carreira do compositor, como “Verde”, “Velho Ateu” e “Paulista”.

O show de lançamento aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro de 2012, no SESC Pompéia. Em duas noites de muita música, remontamos o espetáculo que originou o DVD, com a presença dos ex-integrantes do grupo, novamente, além da participação especialíssima do cantor Zé Renato.
Inesquecível!
 
     
           

                        

      
                                

      


3 comentários:

Anônimo disse...

Amei o blog!
Lindo, lindo.
Muitos beijos,
Ilana

Anônimo disse...

Gudin !!!! maravilhoso !!! e olha quero saber a história desse samba seu com Adylson Godoy, viu!
bj
Adriana Morreira

Pablo disse...

Descobri a obra do Eduardo há pouco tempo.Parabéns pela sensibilidade,delicadeza e bom gosto do seu trabalho.
Pablo do Rio de Janeiro